Campeonato Nacional de Trail Sprint 2022

Eurico Pereira
Atleta - EP TRAINING PLANS
No dia 18-09-2022 realizou-se o primeiro campeonato nacional de trail sprint, desde sempre, uma disciplina mais curta que se espera muito competitiva nos próximos anos!!!
Relativamente à prova, parti sem grandes objetivos, comecei a treinar na semana anterior à da prova por isso sabia que não me podia meter em grandes aventuras. Decidi estar mais atento aos meus valores atuais de FC baseada nos testes de lactato (para uma prova de 2h00) e desligar um pouco o ship competitivo deixando a prova andar sem receio de ficar numa posição muito fraca.
Por vezes temos de saber dar um passo atrás, para depois darmos dois ou três á frente e foi isso que fui fazer à prova.

A Minha Prova
Eis que é dado o tiro de partida, penso que a prova partiu super rápido tanto no panorama masculino como no feminino. Até aos 3 kms +/- , fui passado por vários atleta. Todos estavam com força e eu também me sentia bem, mas não podia passar aquela BPM (no inicio custa ter de caminhar no alcatrão, para que a bpm não suba), mas esse "esforço" é recompensado no final da prova, é tudo uma questão de paciência.
Dos 3 aos 6 kms comecei a ultrapassar atletas e a partir daí nunca mais ninguém me passou, não fiz nada propositado para que isso tivesse acontecido, apenas mantive a intensidade, os outros atletas é que começaram a quebrar e eu fui passando naturalmente.
Com tanta ultrapassagem no inicio da prova, fiquei sem noção de quantos atletas levava à minha frente, o que me fez pensar que estava a correr para top 60-50 (quando na verdade já andava no top30-20), também decidi não perguntar a ninguém +/- a posição, para que isso não tivesse um impacto negativo na minha prova. Fui para a prova sem pressões e era assim que a teria de terminar!
Por volta dos 10-13 kms ultrapassei um grande numero de atletas, o que me fez dar o salto na classificação geral do 35º Geral para o 17º Geral. Nem em sonhos pensava que pudesse andar nesta posição, mas estava! Para além disso quando passei a hora de prova ia tão bem que decidi arriscar um bocadinho mais nas subidas, aumentei o limite de bpm em 5 batidas, quase de certeza que não iria dar um estouro assim tão grande!

A Minha Prova
No final da prova ainda apanhei um susto (risos), o André Duarte, que eu já tinha ultrapassado, encostou na ultima subida e prontamente "foi embora", o ritmo era totalmente diferente do meu e não podia arriscar muito mais, ainda faltavam uns 3-4kms para o final e já estava a ficar um pouco justo!
Nesse momento decidi seguir com o Avelino Macedo, recuperar um pouco no inicio da descida e depois gastar os últimos cartuchos até á meta. No ultimo single track da prova arranquei, deixei o Avelino e fui em busca do André, passado pouco tempo comecei a vê-lo, encostei para não sem surpreendido, e depois foi aquele "jogo" habitual para ver quem está melhor. Fiz um pré teste, vi que ele estava com algumas dificuldade e ataquei quando nos disseram que estávamos quase na meta!
Com aquele sprint quase que apanhei o Vítor Carvalho que seguia a 13 segundos (por um se ganha e por um se perde).

Resumo
CN de Trail Sprint 2022
- 15º Geral - 10º Sen M
Penso que fiz uma ótima gestão do esforço, o que me permitiu terminar com alguma disponibilidade, para a eventualidade de ter que sprintar por uma posição (que foi o caso).
Quando vi a classificação nem queria acreditar, para quem pensava que andava no top50-60 terminar em 15º da geral é uma grande surpresa e alegria (risos).
Obrigado por leres este artigo e espero que tenhas gostado!!!
Sigo a trabalhar forte para os próximos objetivos, quem sabe na próxima publicação esteja a falar de uma vitória!!!
Bons treinos!!!